Goodreads Choice Awards 2014

Olá gente, tudo bem?

Bom, post de hoje é pra avisar a quem ainda não sabe e estiver interessado, de que a lista dos indicados a melhores do ano do site Goodreads abriu hoje e já podemos votar(apenas quem tiver conta). Se quiserem votar, visitem o site aqui. Inclusive, porque vários dos livros indicados esse ano já chegaram ou estão chegando ao Brasil, então participem também. 

Pra quem não conhece essa premiação, ela foi inaugurada em 2009 e tem bastante prestígio no mundo literário. Nela a gente encontra várias categorias (ficção, thriller, ficção histórica, fantasia, romance, ficção científica, terror, comédia, não ficção, autobiografia, biografia, business, cozinha, quadrinhos, poesia, jovem adulto, jovem adulto de fantasia e sci-fi, infantil e autor revelação). A novidade desse ano é que antes eram 20 livros indicados, esse ano os indicados diminuíram pra 15.

Eu adoro essa lista porque eles obviamente pegam os livros que mais se destacaram durante o ano, e as vezes deixo passar alguns despercebidos e através dela eu consigo ter uma boa noção do que está tendo de bom no mercado. 

A categoria que todos os anos mais me chama a atenção é a de romance (foto acima). E em relação a esse ano eu confesso que fiquei um pouco decepcionada de alguns livros maravilhosos não terem entrado na lista. E realmente não entendi a indicação de alguns outros como Redenção de Gabriel e Crashed. Sinceramente não acho que sejam bons o suficiente para entrarem. Alguns outros como Archer's Voice e Transcendence eu nunca teria indicado porque foram livros que eu pessoalmente não gostei, mas eu entendo o apelo deles e o fato de terem de estar ai por terem feito tanto sucesso entre os leitores. O livro da Kristen Ashley eu não li e nem irei porque sinto que a minha cota de KS já deu. Como ela não se reinventa e os livros acabam sempre ficando parecidos, sinto que não tenho mais aquela mesma empolgação de antes quando se trata dos livros dela. Irmandade da Adaga Negra não é surpresa nenhuma, todo a premiação tem um livro dessa série. Se eu acho justo?! Absolutamente! Agora, dois livros da Colleen Hoover na lista eu achei exagero. Li apenas Ugly Love e acho até justo ele entrar na lista, mas acho que poderiam ter feito uma seleção entre ele e Maybe Someday e indicar apenas um porque tem muito livro bom que ficou de fora. Acho exagero também Bela Distração fazer parte da lista. É um New Adult legal, mas não tem nada demais sobre ele, acho que ele só pegou carona na fama de Belo Desastre que por sinal foi ótimo e mereceu ser indicado. O único livro que eu realmente valorizo ter sido indicado é Fighting Redemption porque esse livro é lindo e muito bem escrito, não é a toa que é tão bem elogiado. Agora, Raw é um livro que eu sempre quis ler e li várias recomendações sobre ele, mas como ainda não o li, não tenho como dizer se ele merece ou não estar ai.  Quanto aos outros eu também não sei dizer porque não li e honestamente não pretendo porque não fazem muito o meu gosto. 

Então, eu sinceramente me pergunto, aonde estão Mud Vein; Love,in English; Unravel; Night Owl; After I Do; Bright Side; Loving Mr. Daniels!? São livros M-A-R-A-V-I-L-O-S-O-S que deveriam estar ai e eu nem vi a sombra. Os young adults de ficção e fantasia eu não relaciono nessa categoria porque eles tem a sua própria e também nem opino porque em cada uma delas eu só li um livro então... tô por fora total.
Embora, eu confesse que também fiquei um pouco surpresa em relação as outras categorias. Tinha certeza de que alguns livros iriam entrar e acabaram ficando de fora, como por exemplo o Endgame

Mas realmente achei esse ano a categoria"romance" bem fraco, gostei mais da lista do ano passado. Aliás, curiosos pra lembrarem dos vencedores de 2013!? Algumas das categorias abaixo.


E vocês gostaram? Aprovam as indicações?

7 comentários:

  1. opaaaa!!! Já li vários desses romances. Vou votar agora e quem sabe pescar mais algum para eu ler.
    beijos, Fernanda D.
    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui votar até agora. Fico na dúvida... e tem umas categorias que eu não li quase nada. Vou ver se voto só quando tiver acabando porque daí vejo se cheguei a ler alguma outra coisa que está lá... É chato votar assim sem conhecer né?! hahaha

      Excluir
  2. Eu já votei nos meus preferidos. E adorei ver dois livros da minha diva Colleen Hoover concorrendo na categoria de jovem adulto. Difícil escolher o melhor.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colleen tá com tudo né?! Dois livros concorrendo... Você leu os dois?
      bjooos!

      Excluir
  3. Nossa eu sou leitora assídua de livros M/M. Tinham tantos bons esse ano, e nenhum deles foram indicado ))))): Apenas um indicado, mas não é os dos melhores.

    Só acho que tinha que ter mais categoria rsrsrs, pois romance "englobora" vários estilos. Mas vamos combinar a maioria desses que foram indicados são bem mais ou menos. Os que justamente eu gostei foi os quais você não gostou que são Archer's Voice e Transcendence.

    Mas como dizem gosto é gosto, o que é bom pra mim as vezes não é bom pra você, mas o que vale é respeitar =)

    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, romance engloba muita coisa. Acho que poderia ter algumas categorias mais específicas dentro desse quesito...
      É que livro M/M ainda é uma coisa meio nova no mundo literário, né!? Deve ter uns dois ou três que começaram a surgir mais opções. E o engraçado é que eles não são muito divulgados e quando são, são de autores indies. Aqui no Brasil mesmo, acho que nunca nem vi.

      Sabe que transcendence eu estava até gostando, por causa de toda aquela coisa primitiva e tal mas ai comecei a achar o cara muito sem graça, ai acabou que eu nem curti muito.
      bjooooos

      Excluir
  4. Já votei, já fiz minhas apostas, agora estou na reza forte <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.