Jamie McGuire manda recado aos fãs brasileiros

quinta-feira, junho 23, 2016
Gente! Papo sério por aqui hoje.  Ontem, dia 22 de junho, a autora Jamie McGuire - que escreveu o livro Belo Desastre e as séries dos irmãos Maddox e Red Hill lançadas no Brasil pela a editora Verus -, fez um anúncio em suas redes sociais direcionado aos fãs Brasileiros. 

"Brasil, uma grande lição sobre pirataria e traduções não oficiais sendo publicadas no Wattpad: Existe uma grande chance do livro Something Beautiful não ser publicado no seu país, porque alguém resolveu publicar uma tradução não oficial no Wattpad. PAREM DE PIRATIAR e PAREM de publicar traduções não oficiais. Vocês estão vivenciando o começo do que provavelmente poderá ser o fim  da publicação dos meus livros no seu país.

Wattpad, pare de permitir a violação de direitos autorais no seu site. Isso poderá causar a perda de muito dinheiro por parte dos autores."
A princípio, quando li fiquei sem entender o que estava acontecendo. Posteriormente, lendo os tweets dela, entendi que ela estava bem chateada, porque na realidade ela está ou estava tentando vender Something Beautiful para a editora que publica os livros dessa dessa série no Brasil e ela não estava obtendo sucesso, pois a editora a informou que estava hesitante em comprar os direitos autorais do livro, porque já existe uma tradução não oficial do mesmo publicada no Wattpad. Obviamente, com isso, não haveria um lucro significativo para a editora em publica-lo. 

Assim, ela "tentou" fazer um apelo as pessoas que pirateiam e traduzem os livros para que não o façam, pois corremos todos o risco de ela não mais publicar os livros por aqui. Ela ainda frisou que muito embora a pirataria seja algo mundial, a editora brasileira foi até então, a única que se manifestou quanto a essa questão. Por conseguinte, esse recado tão direto a nós. Inclusive, ela pediu aos fãs que compram os seus livros direitinho, que a ajudem a dar voz contra a pirataria, porque em um caso como esse, não seria só ela a sair perdendo, pois nós também acabaríamos ficando sem os livros, tendo em vista a ausência de interesse por parte da editora. 

Além disso, ela disse também que não irá mais postar Endless Beautiful no Wattpad e que provavelmente passará a publicação para o blog do seu próprio site. 

Enfim, isso acabou causando algumas revoltas nos fãs. Alguns argumentaram que os livros no Brasil são muito caros, outros que a publicação é demorada e por isso acabam apelando para as traduções não oficiais. E ela ficou bem chateada, porque no fim das contas, essa é uma situação da qual ela não tem controle. Se a editora não quer comprar os direitos autorais de um livro seu porque uma pessoa simplesmente resolveu traduzi-lo, o que que você pode fazer?! A Jamie frisou ainda que ama o Brasil e que não gostaria que isso acontecesse.
Tecnologia do Blogger.