[Lançamento] 'O Sol é Para Todos' da Harper Lee

Pessoal, hoje vou destacar um livro que foi lançado nos Estados Unidos em 1960 e desde então o livro se tornou um clássico da literatura moderna norte-americana. O seu nome original é 'To Kill a Mockingbird' e no Brasil ele ganhou através do grupo editorial record, o nome de 'O Sol é Para Todos'. Inclusive, tem recebido bastante atenção do publico brasileiro desde o seu lançamento.


O livro tem recebido um grande destaque mundialmente nesses últimos tempos, porque no dia 14 de julho de 2015, a autora Harper Lee lançou uma espécie de continuação do livro chamada, 'Go Set a Watchman', um livro que ela já escreveu a anos atrás e que segue a história duas décadas depois dos eventos de 'To Kill a Mockingbird' ou 'O Sol é Para Todos'. 

O enredo e os personagens são vagamente baseados em observações da autora da sua própria família e vizinhos, bem como de um evento que ocorreu perto de sua cidade natal em 1936, quando ela tinha 10 anos. A romance é conhecido pelo seu calor e humor, apesar de lidar com os graves problemas de estupro e desigualdade racial.

O primeiro livro já vendeu mais de 30 milhões de cópias nos Estados Unidos e, traduzido para 40 línguas. No último ano, ganhou a preciosa recomendação do presidente Barack Obama, do qual o descreveu como sendo o “melhor livro contra todas as formas de racismo". 

'O Sol é Para Todos' desde então, ganhou uma série de prêmios, dentre eles o Prêmio Pulitzer em 1960. Foi escolhido pelo Library Journal como sendo o melhor romance do século XX. Eleito pelos leitores de Modern Library um dos 100 melhores romances em língua inglesa. Em 2007 um dos prêmios que a autora Harper Lee ganhou foi o "Presidential Medal of Freedom" do ex Presidente americano, George W. Bush, que o elogiou dizendo que "Uma das razões do livro ter sido bem sucedido, é por causa do coração sábio e bom da autora, do qual transparece em cada página... 'To Kill a Mockingbird' tem influenciado a identidade do nosso país para melhor. Tem sido um presente para todo o mundo. Um modelo de boa escrita e sensibilidade humana, esse livro será lido e estudado para sempre."

O livro também ganhou uma adaptação cinematográfica em 1962, e ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado.

Eu ainda não li o livro, na verdade confesso que nunca nem tinha ouvido falar, mas diante do frenesi essa semana com o lançamento de 'Go Set a Watchman', não tinha como passar despercebido. E um livro tão bem elogiado como esse tem de ir pra lista de futuras leituras.

Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações. • Com nova tradução e projeto gráfico, este clássico moderno volta à cena, justamente quando a autora lança uma continuação dele, causando euforia no mercado.
Tecnologia do Blogger.